Obra traz a colaboração de três nomes da instituição: Natália Costa, mestre em psicologia e diretora, André Carvalho, psiquiatra e Gizele Martins, psicóloga
Estudar os aspectos relacionados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte da rotina dos profissionais do CENSA, como parte na busca de soluções para pessoas com esta condição atendidas na instiruição. Isso, porque de um lado existem os profissionais de educação e de saúde, que precisam entender mais sobre o tema para atuar na inclusão dos autistas de forma efetiva, e do outro, os pais, que necessitam de apoio nos cuidados com seus filhos. Desta forma, fica claro que qualquer ajuda é sempre muito bem-vinda e nesse sentido, o livro “Tenho um Aluno Autista: E Agora?”, da editora Artesã, chega para ajudar os educadores e cuidadores nesse grande desafio. A obra, organizada e idealizada pelas autoras Ângela Mathylde Soares e Renata Mousinho, traz a colaboração de três profissionais do CENSA Betim, instituição referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual: Natália Costa, mestre em psicologia e diretora, André Carvalho, psiquiatra e Gizele Martins, psicóloga.
De acordo com Natália Costa, a obra é uma coletânea de artigos muito bem organizados. “A ideia surgiu a partir do evento Brain Connection que a educadora Angela Mathylde promove anualmente e em uma das edições os profissionais do CENSA participaram na condução de uma mesa com a discussão de temas relacionados ao atendimento da pessoa com TEA na vida adulta. Participar deste trabalho foi uma forma de contemplar o aluno adulto com Autismo, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a colaboração da equipe transdisciplinar na inclusão escolar. Falamos, através do nosso artigo – ‘Construindo Soluções Para o Adulto com TEA Associado a Deficiência Intelectual de Grave a Severa’ – sobre como lidamos com esse desafio no cotidiano do CENSA e como é possível adaptar essa prática a outras realidades”, explica.
Segundo a psicóloga Gizele Martins, no artigo de autoria dela e dos dois profissionais da área de saúde do CENSA Betim, eles tratam exatamente dos cuidados essenciais que são importantes para essa pessoa em sua fase adulta. “Contemplamos no nosso texto sobre como lidar com alunos adultos e com quadro de deficiência mais grave, outras comorbidades e autismo. Porque, quando se pensa em aluno autista, se pensa normalmente em criança. Assim, procuramos considerar o público adulto com autismo, baseados no nosso know hall adquirido durante todo o nosso tempo de atuação, construção coletiva e de total dedicação a essas pessoas queridas que estão conosco no CENSA Betim. Um livro para trazer luz e mais entendimento nessa fase de vida dos autistas”, conclui a especialista.
O livro “Tenho um Aluno Autista: E Agora?” pode ser adquirido pela loja on-line da editora Artesã: https://www.artesaeditora.com.
CENSA Betim
Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.
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