Projeto do Colégio Santa Dorotéia, em parceria com o CENSA, fomenta alunos a conviverem com as diferenças.
Conviver com aquele que é diferente e ter empatia por ele, esse é o convite que o colégio Santa Dorotéia fez aos seus alunos do 1° ano do ensino médio. Batizado de “Dia de Formação”, o projeto que valoriza a diversidade, acontece em parceria com o CENSA desde de 2014.
A ação promove o contato entre os alunos do Colégio Santa Dorotéia e os alunos do programa de jovens e adultos (EJA), com deficiência intelectual do CENSA. O projeto tem como objetivo desenvolver nos estudantes, alteridade e apreço pelas pessoas e trabalhar a convivência com o diferente, sobretudo, com aqueles que precisam de cuidados especiais.
Para Corina Alves, psicóloga do CENSA, a possibilidade de trocas e interações proporcionadas pelo projeto são de grande valia para os alunos da instituição: “Ações como essa auxiliam na interação social e na troca afetiva, que é tão importante para nos sentirmos amados, aceitos e participantes de um grupo” explica a psicóloga.
No projeto os estudantes do Colégio Santa Dorotéia passam uma manhã no CENSA junto com os alunos da instituição. Para o dia são preparadas oficinas de arte, dança e jogos. Para Iris Queiros, professora e agente de pastoral educacional do Santa Dorotéia, o “Dia de Formação”, é uma oportunidade de interação muito importante para a vida dos alunos: “O objetivo principal do projeto é educar o olhar do nosso estudante para perceber as pessoas que muitas vezes ficam invisíveis para a sociedade. A troca e a convivência os ensinam a respeitar as diferenças” explica Iris.
Natália Costa, psicóloga e diretora do Censa, aponta o importante papel da escola no desenvolvimento integral do indivíduo, priorizando a formação de cidadãos capazes de conviver com as diferenças, abertos à diversidade, em um mundo globalizado. “Os benefícios desse projeto são mútuos, gerando uma via de mão dupla, onde o desenvolvimento de habilidades sociais ocorre na prática, no encontro genuíno de realidades diferentes, contudo, não muito distantes”.
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